Pólen

Propriedades Nutricionais do Pólen:
O Pólen é um produto nutritivo dotado de notáveis propriedades profiláticas e terapêuticas. É rico em aminoácidos essenciais favoráveis ao crescimento e tem grandes propriedades reguladoras dos processos vitais. Pela presença do fator R é estimulante do crescimento.


É um complexo de substâncias protéicas, aliadas a oligoelementos minerais. Possui todos os elementos indispensáveis para a vida de organismos animais e vegetais.
É comprovada a existência de substâncias antibióticas ativas e que agem de maneira natural e equilibrada no organismo.
O pólen gera aumento da vitalidade em geral. A mente e a memória parecem
revitalizar-se, o apetite aumenta e cresce a resistência a fadiga.

O uso regular do pólen gera uma estimulação das capacidades mentais unidas a uma verdadeira sensação de bem estar, de força e de potência. As pessoas com tendência a stress tem no pólen um revitalizante e fortificante sem comparação.

É um tônico energético e revitalizante excepcional que eleva a capacidade de trabalho e baixa a tensão arterial. Ele recupera rapidamente a força das pessoas cansadas física e psiquicamente, principalmente aos convalescentes.

O pólen é considerado um excelente regulador das funções intestinais. Atua contra a prisão de ventre, bem como, contra o relaxamento intestinal (diarréia). Produz um equilíbrio nas funções do
intestino. Com seu poder regulador intestinal ele gera resultado rápido na pele provocando a transformação da cútis, suavizando-a e pigmentando-a.

Aos anêmicos é recomendado, principalmente às crianças, pois aumenta a taxa de hemoglobina no sangue, revigorando rapidamente o paciente. O pólen tem uma ação medicinal eficaz, nesses casos, pois aumenta o número de hemácias no sangue, sendo suficiente tomar meia grama de pólen diário, durante um mês, para aumentar em 80.000 o número de glóbulos vermelhos no sangue.

A utilização do pólen como remédio preventivo e curativo da prostatite, a inflamação da próstata, é notável. Recomenda-se a toda pessoa do sexo masculino com mais de 40 a
nos que tome todos os dias, no mínimo, 5 gramas de pólen como estimulante, preventivo e de ação direta no combate a prostatite.

Composição do Pólen
Em análise química, em cada 100g, o pólen apresenta em média os seguintes elementos:
Proteínas - 15,0 a 30,0%
Aminoácidos livres - 10,0 a 13,0%
Lipídeos - 1,0 a 5,0%
Carbohidratos - 20,0 a 40,0%
Açucares red. - 24,0 a 26,0%
Açucares não red. - 2,0 a 4,0%
Fibras - 3,0 a 5,0%
pH - 4,7 a 5,2
Sais minerais - 2,5 a 3,5%

Vitaminas:
Tiamina, Riboflavina, Nicotinamida, Ácido Pantotênico, Piridoxina, Meso-inositol, Biotina, Ácido Fólico, Cianocobalina, Ácido Ascórbico, Vitamina D, Tocoferol, Caroteno.

Os Aminoácidos presentes são:
Ácido Aspartico, Ácido Glutâmico, Alanina,
Arginina, Cistina, Glicina,
Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Prolina, Serina, Treonina,
Triptofano, Tirosina e Valina.

Sais Minerais:
Cálcio, Cloro, Magnesio, Fósforo, Silício, Enxofre, Ferro e Potássio.